Se você pensa que o boom dos eventos virtuais acabou, está enganado! As lives musicais, webinars e palestras, que serviram de entretenimento e aprendizado para muitas pessoas confinadas em casa durante a pandemia em 2020, vão perdurar ainda este ano, segundo a pesquisa “Eventos virtuais: uma nova realidade”, realizada pelo LinkedIn.
Foram ouvidos 200 organizadores de eventos B2B do Brasil, dos quais 83% têm a intenção de continuar realizando ações deste tipo pelos próximos 12 meses e 85% querem organizar eventos híbridos no futuro. Essa é uma tendência que se evidencia pelas vantagens da modalidade online em comparação à presencial.
“Esse envolvimento do mercado tem justificativas práticas e orçamentárias. Cerca de 90% afirma que tal empreendimento trouxe oportunidades inexistentes no formato presencial. O ROI se mostrou maior do que os eventos físicos para 79% dos entrevistados” – trecho extraído da pesquisa publicada na Meio & Mensagem.
Outro fator é que o investimento em um evento virtual é consideravelmente menor que um evento físico. Além da inviabilidade de realizar encontros presenciais, essa é uma forma de adequação ao cenário da pandemia, afinal, “quem não inova, morre”.
Outros benefícios para as empresas podem ser mencionados:
- Maior alcance de público, logo, mais leads;
- Maior chance de interação e engajamento do público;
- Reforçar o branding do negócio/marca;
- Redução de custos com passagens, infraestrutura, fornecedores, etc;
- Possibilidade de construção de jornada de compra omnichannel.
Apesar de oferecer mais economia e flexibilidade, ainda assim, os eventos virtuais possuem a necessidade de planejamento. É necessário avaliar o interesse do seu público por este tipo de ação, montar uma infraestrutura digital e realizar a divulgação.
Contudo, não vamos entrar nesse mérito agora, mais à frente mostraremos o passo a passo para montar um evento.
Área de tecnologia dispara em número de eventos virtuais em 2021
Mais de 15 mil eventos, entre cursos, palestras e aulas, foram cadastrados no Sympla, a maior plataforma de venda de tickets online. Alguns gratuitos, outros pagos, mas todos dentro do alcance dos mais de 134 milhões de brasileiros que possuem acesso à internet.
Entre as categorias dos eventos, aqueles da área de tecnologia correspondem a 791, contemplando vários temas:
- Data science;
- Big data;
- Design;
- Análise de dados;
- Desenvolvimento e linguagens de programação;
- Métricas e produtos digitais.
Entre os organizadores dos eventos de tecnologia estão startups, faculdades, cursinhos e até profissionais autônomos. Ou seja, esse tipo de ação pode ser realizada por pequenas e grandes empresas.
Não é de hoje o crescimento do setor de tecnologia no Brasil. Com isso, surge também a necessidade de inovar para atrair e conquistar mais clientes, visto que esse é um mercado altamente competitivo.
Algumas estratégias de marketing digital funcionam muito bem para esse setor, principalmente na hora de mensurar os resultados. O marketing de conteúdo e o inbound marketing, por exemplo, que visam estabelecer relações duradouras e gerar negócios a partir de temas relevantes.
Além disso, essas duas estratégias possibilitam a metrificação e o estudo de comportamento com aprendizados valiosos para os eventos futuros.
Além do blog corporativo, considerado o principal ativo dessas duas estratégias, os vídeos já mostraram seu potencial para gerar engajamento e ROI. Dessa forma, os conteúdos audiovisuais podem ser distribuídos através de eventos online, como webinars e cursos e depois trazerem dados para a inteligência de negócio das marcas.
SXSW: o que o maior evento de inovação e tendências tem a ensinar
São as experiências inovadoras e criativas que marcam o público, fazendo com que o momento do encontro online se torne memorável. Quem não se lembra, por exemplo, da live de Marília Mendonça no Youtube, realizada em 8 de abril de 2020, que gerou cerca 3,31 milhões de visualizações simultâneas?
O show realizado na própria sala da cantora, com uma equipe reduzida e cenário simples: seu violão, quadro dela e uma iluminação verde, durou 3h30; o suficiente para arrecadar R$400 mil, 200 toneladas de alimentos e 500 Kg de álcool em gel.
Mas saindo do cenário brasileiro, um dos maiores festivais de cinema, música e tecnologia do mundo, o South by Southwest (SXSW), ganhou sua primeira edição totalmente online. Se você não conhece, esse evento se resume como:
“O principal destino para descobertas, promovendo o crescimento criativo e profissional”.
Do Texas, nos Estados Unidos, para o mundo, o público do SXSW, entre os dias 16 e 20 de março, teve acesso a mais de 230 conferências online divididas por temas:
- Uma nova urgência;
- Desafiando o caminho futuro da tecnologia;
- Resiliência cultural nas artes;
- O renascimento do negócio;
- Transformando o cenário do entretenimento;
- Conexão em desconexão;
- Um futuro desconhecido.
Um dos grandes diferenciais do evento foram os ambientes com extended reality, que contemplavam realidade aumentada, virtual e misturada. Uma das experiências proporcionadas foram as sessões de cinema virtual e exibições de espaços tradicionais do festival, como o museu Contemporary Austin Jones Center.
Entre as marcas participantes, a HBO Max, criou uma experiência única dentro da plataforma do SXSW que permitiu assistir em realidade virtual a prévia exclusiva do filme “Godzilla vs. Kong”.
O evento também apresentou as principais tendências de 2021 para outras áreas. Moda e games, por exemplo, discutiu-se bastante sobre wearables, metaverso e design.
Como organizar seu próprio evento
Como falamos, os eventos virtuais oferecem mais economia e flexibilidade. Contudo, possuem especificidades na hora do seu planejamento, como a escolha das ferramentas para transmissão e familiaridade com tecnologia.
Listamos abaixo as principais etapas que envolvem a sua organização:
Tipos de eventos virtuais
Antes de tudo, é necessário definir o tipo de evento. Isso é que vai definir os equipamentos necessários, a quantidade de participantes e gerar uma previsão dos custos.
Aqui estão alguns tipos de eventos:
- Cursos, palestras ou workshops;
- Meetups para troca de networking;
- Webinars (mais versátil e interativo).
Forma de transmissão
Logo depois, é preciso definir como o conteúdo será entregue – se ao vivo ou gravado. Existem especificidades e limitações entre eles.
Os meetups, por exemplo, devem ser realizados preferencialmente ao vivo, já que seu objetivo é promover a interação entre os participantes. Esse também é um formato mais rápido de ser organizado.
Por outro lado, os eventos de caráter educativo, como cursos, palestras ou workshops, podem ser gravados e depois disponibilizados para público. Isso garante a transmissão de conteúdo mais completos, criativos e que podem ser acessados posteriormente.
Ferramentas e equipamentos
Entre as principais ferramentas de transmissão online estão o Youtube Live, o Zoom Meetings e o Facebook Live. Para hospedar conteúdos gravados, como cursos, existe a Hotmart e o Moodle.
Assim como as ferramentas, a escolha dos equipamentos de vídeo, som e iluminação é determinante para a qualidade do evento virtual. Os principais são: conexão, câmera, microfone, fones de ouvido e cenário.
Divulgação de eventos virtuais
Por fim, pense na divulgação. As possibilidades são múltiplas: redes sociais, email marketing, anúncios pagos (Google e sua rede de parceiros, Bing, Instagram, Facebook, Youtube, etc).
A grande vantagem da divulgação em ambiente digital é a possibilidade de analisar e mensurar, em tempo real, o número de visitantes que convertem em inscritos.
Na impossibilidade de uma equipe totalmente dedicada para eventos, o ideal é contratar uma agência de marketing. Dê preferência por aquelas que possam executar todas as etapas: planejamento, criação de metas, divulgação, captura de leads e ações pós-evento.
A BizDev On Demand mantém contato com agências especializadas em inbound marketing, criação de multimídia e conteúdos ricos (conheça a Bowie aqui). Vamos bater um papo? Nos chame no WhatsApp (11) 94340.7113 ou mande um e-mail para nós aqui.
Referências extras: