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Por que os eventos virtuais devem fazer parte da sua estratégia de marketing

Se você pensa que o boom dos eventos virtuais acabou, está enganado! As lives musicais, webinars e palestras, que serviram de entretenimento e aprendizado para muitas pessoas confinadas em casa durante a pandemia em 2020, vão perdurar ainda este ano, segundo a pesquisa “Eventos virtuais: uma nova realidade”, realizada pelo LinkedIn.

Foram ouvidos 200 organizadores de eventos B2B do Brasil, dos quais 83% têm a intenção de continuar realizando ações deste tipo pelos próximos 12 meses e 85% querem organizar eventos híbridos no futuro. Essa é uma tendência que se evidencia pelas vantagens da modalidade online em comparação à presencial.

“Esse envolvimento do mercado tem justificativas práticas e orçamentárias. Cerca de 90% afirma que tal empreendimento trouxe oportunidades inexistentes no formato presencial. O ROI se mostrou maior do que os eventos físicos para 79% dos entrevistados” – trecho extraído da pesquisa publicada na Meio & Mensagem

Outro fator é que o investimento em um evento virtual é consideravelmente menor que um evento físico. Além da inviabilidade de realizar encontros presenciais, essa é uma forma de adequação ao cenário da pandemia, afinal, “quem não inova, morre”. 

Outros benefícios para as empresas podem ser mencionados:

  • Maior alcance de público, logo, mais leads;
  • Maior chance de interação e engajamento do público;
  • Reforçar o branding do negócio/marca;
  • Redução de custos com passagens, infraestrutura, fornecedores, etc;
  • Possibilidade de construção de jornada de compra omnichannel.

Apesar de oferecer mais economia e flexibilidade, ainda assim, os eventos virtuais possuem a necessidade de planejamento. É necessário avaliar o interesse do seu público por este tipo de ação, montar uma infraestrutura digital e realizar a divulgação.

Contudo, não vamos entrar nesse mérito agora, mais à frente mostraremos o passo a passo para montar um evento.

Área de tecnologia dispara em número de eventos virtuais em 2021

Mais de 15 mil eventos, entre cursos, palestras e aulas, foram cadastrados no Sympla, a maior plataforma de venda de tickets online. Alguns gratuitos, outros pagos, mas todos dentro do alcance dos mais de 134 milhões de brasileiros que possuem acesso à internet.

Entre as categorias dos eventos, aqueles da área de tecnologia correspondem a 791, contemplando vários temas:

  • Data science;
  • Big data;
  • Design;
  • Análise de dados;
  • Desenvolvimento e linguagens de programação;
  • Métricas e produtos digitais.

Entre os organizadores dos eventos de tecnologia estão startups, faculdades, cursinhos e até profissionais autônomos. Ou seja, esse tipo de ação pode ser realizada por pequenas e grandes empresas.

Não é de hoje o crescimento do setor de tecnologia no Brasil. Com isso, surge também a necessidade de inovar para atrair e conquistar mais clientes, visto que esse é um mercado altamente competitivo.

Algumas estratégias de marketing digital funcionam muito bem para esse setor, principalmente na hora de mensurar os resultados. O marketing de conteúdo e o inbound marketing, por exemplo, que visam estabelecer relações duradouras e gerar negócios a partir de temas relevantes.

Além disso, essas duas estratégias possibilitam a metrificação e o estudo de comportamento com aprendizados valiosos para os eventos futuros. 

Além do blog corporativo, considerado o principal ativo dessas duas estratégias, os vídeos já mostraram seu potencial para gerar engajamento e ROI. Dessa forma, os conteúdos audiovisuais podem ser distribuídos através de eventos online, como webinars e cursos e depois trazerem dados para a inteligência de negócio das marcas. 

SXSW: o que o maior evento de inovação e tendências tem a ensinar

São as experiências inovadoras e criativas que marcam o público, fazendo com que o momento do encontro online se torne memorável. Quem não se lembra, por exemplo, da live de Marília Mendonça no Youtube, realizada em 8 de abril de 2020, que gerou cerca 3,31 milhões de visualizações simultâneas?

O show realizado na própria sala da cantora, com uma equipe reduzida e cenário simples: seu violão, quadro dela e uma iluminação verde, durou 3h30; o suficiente para arrecadar R$400 mil, 200 toneladas de alimentos e 500 Kg de álcool em gel.

Mas saindo do cenário brasileiro, um dos maiores festivais de cinema, música e tecnologia do mundo, o South by Southwest (SXSW), ganhou sua primeira edição totalmente online. Se você não conhece, esse evento se resume como:

“O principal destino para descobertas, promovendo o crescimento criativo e profissional”.

Do Texas, nos Estados Unidos, para o mundo, o público do SXSW, entre os dias 16 e 20 de março, teve acesso a mais de 230 conferências online divididas por temas:

  • Uma nova urgência;
  • Desafiando o caminho futuro da tecnologia;
  • Resiliência cultural nas artes;
  • O renascimento do negócio;
  • Transformando o cenário do entretenimento;
  • Conexão em desconexão;
  • Um futuro desconhecido. 

Um dos grandes diferenciais do evento foram os ambientes com extended reality, que contemplavam realidade aumentada, virtual e misturada. Uma das experiências proporcionadas foram as sessões de cinema virtual e exibições de espaços tradicionais do festival, como o museu Contemporary Austin Jones Center.

Entre as marcas participantes, a HBO Max, criou uma experiência única dentro da plataforma do SXSW que permitiu assistir em realidade virtual a prévia exclusiva do filme “Godzilla vs. Kong”.

O evento também apresentou as principais tendências de 2021 para outras áreas. Moda e games, por exemplo, discutiu-se bastante sobre wearables, metaverso e design

Como organizar seu próprio evento

Camera filmando palco
Passo a passo para ter sucesso nos eventos virtuais

Como falamos, os eventos virtuais oferecem mais economia e flexibilidade. Contudo, possuem especificidades na hora do seu planejamento, como a escolha das ferramentas para transmissão e familiaridade com tecnologia.

Listamos abaixo as principais etapas que envolvem a sua organização:

Tipos de eventos virtuais

Antes de tudo, é necessário definir o tipo de evento. Isso é que vai definir os equipamentos necessários, a quantidade de participantes e gerar uma previsão dos custos

Aqui estão alguns tipos de eventos:

  • Cursos, palestras ou workshops;
  • Meetups para troca de networking;
  • Webinars (mais versátil e interativo).

Forma de transmissão

Logo depois, é preciso definir como o conteúdo será entregue – se ao vivo ou gravado. Existem especificidades e limitações entre eles.

Os meetups, por exemplo, devem ser realizados preferencialmente ao vivo, já que seu objetivo é promover a interação entre os participantes. Esse também é um formato mais rápido de ser organizado.

Por outro lado, os eventos de caráter educativo, como cursos, palestras ou workshops, podem ser gravados e depois disponibilizados para público. Isso garante a transmissão de conteúdo mais completos, criativos e que podem ser acessados posteriormente. 

Ferramentas e equipamentos

Entre as principais ferramentas de transmissão online estão o Youtube Live, o Zoom Meetings e o Facebook Live. Para hospedar conteúdos gravados, como cursos, existe a Hotmart e o Moodle. 

Assim como as ferramentas, a escolha dos equipamentos de vídeo, som e iluminação é determinante para a qualidade do evento virtual. Os principais são: conexão, câmera, microfone, fones de ouvido e cenário.

Divulgação de eventos virtuais

Por fim, pense na divulgação. As possibilidades são múltiplas: redes sociais, email marketing, anúncios pagos (Google e sua rede de parceiros, Bing, Instagram, Facebook, Youtube, etc).

A grande vantagem da divulgação em ambiente digital é a possibilidade de analisar e mensurar, em tempo real, o número de visitantes que convertem em inscritos. 

Na impossibilidade de uma equipe totalmente dedicada para eventos, o ideal é contratar uma agência de marketing. Dê preferência por aquelas que possam executar todas as etapas: planejamento, criação de metas, divulgação, captura de leads e ações pós-evento.

A BizDev On Demand mantém contato com agências especializadas em inbound marketing, criação de multimídia e conteúdos ricos (conheça a Bowie aqui). Vamos bater um papo? Nos chame no WhatsApp (11) 94340.7113 ou mande um e-mail para nós aqui

Referências extras:

https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2020/04/09/live-de-marilia-mendonca-atinge-32-milhoes-em-pico-de-acessos-simultaneos.ghtml

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