Seja no Trend Topics ou no Google Trends, lá está ela entre os assuntos mais comentados: Juliette Freire. A participante do BBB 21, sucesso nas redes sociais e na TV, mostra a importância de se criar presença digital e reacende o debate sobre marketing de influência.
Segundo os dados da Hype Auditor, ferramenta de análise de mídia social, Juliette está entre os 20 maiores influencersno Instagram. Por esse motivo, ela já superou nomes como Anitta, Cristiano Ronaldo e até Beyoncé em termos de engajamento,
Uma dos patrocinadores do reality, a Avon, aumentou em 249% o buzz de um produto utilizado pela participante, também maquiadora. Na onda desse sucesso, existem
marcas dispostas a pagar R$ 200 mil por post patrocinado de Juliette.
Mas o que fez de uma anônima um fenômeno nas redes sociais? Há quem considere a equipe de marketing a principal responsável pela repercussão positiva, porém, não podemos deixar de lado a sua personalidade e representatividade.
Nas palavras de Thays Almendra, professora de Marketing de Influência na ESPM, “A influência é gerada a partir do momento em que você se vê na vida da outra pessoa”. Talvez, por esse motivo, a paraibana, que tem uma história de superação, gere entre os telespectadores uma forte identificação e comoção.
Este é apenas um dos inúmeros cases de marketing com influencers. Se você ainda tem dúvidas se essa estratégia é vantajosa para o seu negócio ou já está convencido, mas não sabe como desenvolver uma campanha, continue aqui conosco 🙂
Devo investir em influencers digitais? Veja os cases e tire suas próprias conclusões
73% dos internautas brasileiros afirmam já ter realizado uma compra por indicação de um influenciador digital. A pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest, em 2018, também traz outros dados interessantes:
- 71% do total de entrevistados segue algum tipo de influenciador digital;
- As principais categorias de influencers seguidas por mulheres são moda (72%) e saúde/fitness (52%);
- Já os homens têm preferência por influencers das categorias de humor/comédia (67%) e games/jogos (54%);
- Amigos/ parentes (56%) e influencers (50%) são as principais fontes de informação antes da compra de um produto.
Esses números ajudam a comprovar o poder influência dos criadores de conteúdo na decisão de compra dos consumidores. Por isso, trouxemos abaixo exemplos de campanhas, realizadas por variados segmentos, para mostrar como diferentes estratégias podem trazer excelentes resultados.
Nívea e o Bonde das Hidratadas (2021)
Em abril deste ano, a Nívea estreou uma campanha digital com influencers para divulgar sua nova linha de hidratantes labiais e conquistar mais lip lovers, apelido dado às amantes desse tipo de cosmético.
Participam da campanha13 criadores de conteúdo, inclusive homens, que juntos somam mais de 42 milhões de seguidores em suas redes. O chamado Bonde das Hidratadas é formado por nomes, como:
- Duda Pimenta;
- MC Soffia,
- Laura Castro;
- Morimura;
- Bela Fernandes;
- Edras Comedy;
- Taby;
- Ananda e Júlia Oliver.
Para engajar os seguidores, os influencers irão realizar challenges no Instagram e no TikTok, convidando o público para fazer o mesmo. A primeira ação rolou com Duda Pimenta e Morimura, em uma data bem especial: 13 de abril, Dia do Beijo.
Old Spice e o problema do “cece” (2021)
E se você inserir humor em uma campanha de cosméticos? A P&G uniu na mesma campanha dois segmentos de grande interesse dos internautas brasileiros e trouxe Raphael Vicente para apresentar o novo lançamento da Old Spice.
Raphael Vicente, para quem não conhece, é morador do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e utiliza situações do seu próprio cotidiano para entreter o seu público e fazer suas publis.
Na campanha em questão, que veio em formato de storytelling, Rafael mostra com muito humor como um “cece brabo” pode ser constrangedor. O vídeo que foi publicado em março no Tik Tok, com pouco mais de um mês, já acumula mais de 2,2 milhões de views.
NBA e o time de influenciadores (2019)
Aqui no Blog da BizDev, já falamos sobre o potencial dos eSports no Brasil e como as marcas podem tirar proveito disso. Agora, queremos te mostrar como as campanhas com influencers casam muito bem com esse segmento.
Para divulgar o novo simulador virtual NBA2K no país e estimular a sua venda, a NBA Brasil reuniu influenciadores digitais, atletas e formadores de opinião em um torneio inédito de eSports. Entre os nomes estavam :
- Lucas “Bebê” Nogueira, jogador e ex-pivô do Toronto Raptors;
- O humorista Carioca e seu filho Nico;
- Fred, apresentador do canal de YouTube Desimpedidos;
- O rapper Fábio Brazza;
- Fernando Medeiros, ex-BBB e apresentador do NBA Freestyle.
Os participantes foram divididos em dois grupos e se enfrentaram até chegar aos dois finalistas. A disputa foi transformada em uma websérie e, posteriormente, divulgada no Twitter, no Facebook e no Instagram da NBA Brasil.
OMO e os “Momentos que marcam” (2019)
Por fim, mas não menos importante, a OMO consolidou-se como a marca que mais investiu em criadores de conteúdos na pandemia. Ao total, 242 perfis fizeram 594 menções à marca nas redes sociais; logo atrás vieram Gympass Brasil (202 perfis) e iFood (68 perfis).
Em um domingo de 2019, no intervalo do Programa do Faustão, a OMO trouxe uma cara conhecida da TV para apresentar sua nova fase. O jornalista e influenciador digital, Evaristo Costa, deu início a uma série de ativações para levar as inovações da OMO para o país.
A sua primeira postagem no Instagram em nome da marca, que mostrava o seu rosto e a frase “É mais que Omo. É um omão da p****”, gerou mais de 5 mil comentários. Um vídeo publicado alguns dias depois na mesma rede social teve mais de 1,2 milhões de views.
8 dicas para acertar na sua campanha de marketing de influência
O sucesso de uma campanha de marketing com influencers depende de vários fatores. Podemos destacar, por exemplo, a escolha do influenciador – se está alinhado aos valores da marca-, como a mensagem é passada e o próprio planejamento da campanha.
Para te ajudar a construir sua campanha, trouxemos de forma resumida 8 dicas:
1- Defina os objetivos da sua campanha de marketing de influência. Você quer reforçar seu branding? Se posicionar? Divulgar um novo produto?
2- Não busque apenas os megainfluenciadores (+1 milhão seguidores). Microinfluenciadores (10-100 mil seguidores) têm um público fiel e geram um engajamento mais intimista.
3- Novamente, campanhas com megainfluenciadores não são sinônimo de sucesso! Nesse sentido, vale a pena refletir se o profissional escolhido conversa com o público da sua cidade/região.
4- Pesquise o histórico do influenciador. Fazer uma pesquisa sobre o passado e as parcerias anteriores do profissional, é uma forma de evitar se envolver com polêmicas.
5- Não limite a criatividade do profissional. É normal, até recomendado, construir um script para campanha, entretanto, impor muitas regras pode limitar a criatividade do influenciador.
6- Revise o conteúdo antes de publicar. Dar liberdade criativa não significa abrir mão daquilo é importante para sua marca. Por isso, revise e dê sugestões para adequação do conteúdo;
7– O Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz: “A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal. Em atenção à legislação, os conteúdos patrocinados precisam ser sinalizados.
8 – Busque uma agência especializada! Construir internamente uma campanha de marketing de influência exige muita pesquisa e tempo para identificar os perfis compatíveis, avaliar o mídia kit, criar o briefing da campanha, montar o contrato, etc.
Por outro lado, ao contratar uma agência, você tem profissionais especializados para executar as diversas fases do projeto, desde a busca por influencers até a análise dos resultados. Tudo fica mais simples e otimizado.
E aí, quer começar a trabalhar com influencers digitais, mas não sabe por onde começar? Vamos bater um papo pelo WhatsApp (11) 94340.7113 ou por email.