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eSport: crescimento traz boas oportunidades para marcas

Crescimento no setor de eSports promete novas oportunidades para as marcas
O Setor de eSports tem crescimento global projetado de 8,7% para 2021

Bola em campo. Início do 2º tempo, estádio lotado, o jogo segue empatado e milhares telespectadores assistem ao jogo, vibrantes e na expectativa de conhecer o time vencedor. O cenário descrito parece até de um clássico do futebol brasileiro antes da pandemia, mas não, estamos falando é de uma partida comum no mundo dos eSports.

Somente em 2020, a audiência global dos esportes eletrônicos chegou a 432 milhões, com expectativa de crescimento de 8,7% para este ano, conforme a projeção da Newzoo em seu Relatório Global do Mercado de eSports e live streaming 2021. 

O documento ainda traz alguns dados impressionantes sobre o setor:

  • Em 2020, a receita global do setor chegou a US$ 947,1 milhões registrados;
  • Para 2021, a receita esperada é de US$ 1.084 milhões, dos quais 75% virão de direitos de mídia e patrocínio;
  • As transmissões ao vivo em espanhol e português tiveram o maior crescimento em 2020:
    • O espanhol cresceu +369% até chegar a 1,4 bilhão de horas assistidas; 
    • Já o português cresceu +189% até alcançar 1,1 mil milhões de horas.

Em um cenário totalmente adverso, que fez com que o setor de eventos presenciais entrasse em crise, o eSport só cresceu na pandemia com o confinamento dos jogadores em casa. Com isso, a Newzoo prevê que o público global de live streaming atinja 729 milhões de pessoas. A oportunidade está aí!

Quanto mais cresce o setor, mais marcas se sentem atraídas pelo eSport

Tradicionalmente, o mundo dos esportes atrai diversos patrocinadores e anunciantes. A associação de uma marca à prática esportiva que, por si só, já mexe com as emoções e os sentimentos, influencia na percepção e decisão de compra do consumidor, além de gerar uma forte lembrança de marca.

Não é à toa que em 2019, 144 marcas foram expostas nos uniformes dos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. No levantamento realizado pelo IBOPE Repucom, líder em pesquisas de marketing esportivo e patrocínio, constam nomes como Nike, Adidas, Fiat, TIM, MRV, Picpay, Unimed e Havan. 

A questão da lembrança de marca é construída a longo prazo, uma dos maiores cases de sucesso que temos hoje é o do Banco do Brasil e o vôlei brasileiro. A ideia do patrocínio surgiu nos ano 90, quando o banco estava desenvolvendo um projeto de reposicionamento dos seus produtos a fim de atingir o público mais jovem.

Foi nessa mesma época que a seleção brasileira estava se destacando em competições internacionais. A estratégia de patrocínio à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) não só deu certo, como gerou um retorno em mídia espontânea de cinco vezes o valor investido, e hoje a estatal comemora 30 anos como patrocinador master do vôlei brasileiro.

O apoio do Branco do Brasil ao eSports teve início em 2018, com o Summit do Brasil Game Show (BGS), a maior feira de Games da América Latina. Já em 2020, o banco lançou a plataforma “#TamoJuntoNesseGame, que promete ser “a casa virtual dos eSports” ao reunir informações sobre o setor, conteúdos produzidos por gamers e streamers, calendário de eventos, além de dar visibilidade às iniciativas apoiadas pelo banco.

o setor foi aumentando sua audiência e outros segmentos sentiram-se atraídos em investir nos esportes eletrônicos
Algumas marcas como Coca-Cola já apoiam o segmento devido a sua crescente visibilidade

Mas nem sempre foi assim, nos primeiros anos, os patrocinadores dos eventos de eSports eram majoritariamente empresas relacionadas ao mundo dos games ou computadores. Mas na medida que o setor foi aumentando sua audiência e ganhando visibilidade, outros segmentos sentiram-se atraídos em investir nos esportes eletrônicos. 

Atualmente, a Coca-Cola é um dos maiores apoiadores dos esportes eletrônicos. Em 2019, se tornou a bebida oficial da liga Overwatch League e adentrou ao mercado brasileiro no mesmo ano patrocinando a equipe paiN Gaming, especializada em League of Legends (LoL).

Outras marcas, como Nike, MasterCard e Visa, também estão presentes nas competições. Apesar do Brasil ter uma das maiores audiências, as marcas genuinamente brasileiras que patrocinam e apoiam eventos ainda são poucas, mas se destacam Banco do Brasil, iFood, Oi, Vivo e Banco BS2 (antigo Banco Bonsucesso).

As diferentes formas de patrocínio nos eSports  

Até aqui, trouxemos marcas que possuem uma grande verba destinada para ações de publicidade, mas o patrocínio aos eSports não exclui as menores. Essa é, justamente, uma das vantagens do marketing digital: o excelente custo-benefício para pequenas e médias empresas, facilitando um ROI (retorno sobre investimento) positivo.

Mas antes de adentrar nas formas de investimento, é preciso entender como funciona o ecossistema dos esportes eletrônicos. Basicamente, existem quatro elementos essenciais: 

  1. Empresas de jogos eletrônicos;
  2. Ligas (grupo times);
  3. Jogadores; 
  4. Plataformas de streaming, que concentram a audiência.

Em relação às modalidades, elas abrangem diversos gêneros e exigem diferentes habilidades dos seus jogadores. O futebol, por exemplo, se enquadra na modalidade dos simuladores e suas principais franquias são a FIFA e Pro Evolution Soccer; já o game League of Legends faz parte da categoria MOBA (Multiplayer Online Battle Arena). 

Assim como nos esportes tradicionais, o eSport traz oportunidades de criar presença nesse segmento de inúmeras formas. As empresas podem escolher o que patrocinar/anunciar (torneio, equipe ou jogador) e como ocorrerão as ativações: exposição da marca em camisas ou equipamentos (Ex.: cadeiras), estrutura de cenário, distribuição de brindes, etc.

Para obter um bom resultado, essas escolhas devem ser antecipadas por um bom planejamento, o que inclui a análise do orçamento disponível, a afinidade de público e os objetivos esperados, que podem ser:

  • Aumentar o reconhecimento da marca; 
  • Apresentar novos produtos e/ou serviços;
  • Gerar engajamento nas redes sociais.

Contar com a ajuda de um profissional com expertise na área ou uma agência especializada em marketing esportivo, é essencial para executar uma boa estratégia, alcançar os objetivos e, claro, gerar vendas!

Existem várias agências já bem posicionadas no mercado brasileiro, que pensam fora da caixa e contam com soluções inovadoras. A BizDev te ajuda a encontrar o parceiro ideal para o seu negócio, de acordo com sua realidade e expectativas. Entre em contato conosco por aqui

E se você ainda tem dúvidas que o eSports é, de fato, uma boa oportunidade de exposição para seu marca, a Newzoo prevê uma audiência de 729 milhões nas lives streamings de 2021, com um crescimento acelerado que deve chegar a 920 milhões até 2024!

Referências extras: https://resources.newzoo.com/hubfs/Reports/2021_Free_Global_Esports_and_Streaming_Market_Report_EN.pdf

https://www.iboperepucom.com/media/2019/12/IBOPE-Repucom-Mapa-do-patroc%c3%adnio-2019-Campeonato-Brasileiro-S%c3%a9rie-A.pdf

http://www.espn.com.br/infografico/o-que-sao-os-esports/

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