BizDev On Demand

Bem-vindo à era dos podcasts! A “podosfera” brasileira já é a segunda maior no mundo

Das notícias às palestras, os podcasts estão ao alcance de todos aqueles que têm um smartphone ou outro tipo de dispositivo móvel com acesso à internet. Por esse motivo, esse formato de conteúdo já faz parte da jornada diária de milhões de pessoas.

Trazendo números, uma pesquisa da Associação Brasileiro de Podcasters (ABPod), em 2018, mostra que cerca de 40% dos internautas brasileiros, aproximadamente 50 milhões de pessoas, já ouviram podcasts.

Ainda segundo a ABPod, os principais momentos de consumo deste tipo de conteúdo são durante o deslocamento (79%) e nas atividades domésticas (68%). Do mesmo modo, há quem prefira ouvir áudios enquanto pratica exercícios (46%) e trabalha (39%).

Já a versão mais recente da pesquisa, realizada em 2019, traz informações sobre hábitos de consumo, interesses e publicidade. Destacamos alguns pontos:

  • Indicação de podcasters e amigos são as principais fontes de descobertas de programas;
  • Cultura pop, humor e comédia, ciência, história e política são os temas de maior interesse;
  • 25% dos entrevistados pagariam de R$5 a R$10 por conteúdos exclusivos e mais 25% entre R$15 e R$50.

Estamos vivenciando a consolidação de um formato que permite unir informação e entretenimento, gerando diversas oportunidades para marcas. E aí, você está pronto para a era dos podcasts?

Afinal, o que são podcasts?

Até aqui, trouxemos alguns dados sobre o consumo de podcasts no Brasil e como eles podem ser relevantes dentro de uma estratégia de marketing. Entretanto, deixamos para explicar o que são em uma seção à parte. Vamos lá?

O que é? Podcast é um material entregue em formato de áudio, de forma muito semelhante ao rádio, porém digital e sob demanda. O conteúdo pode ser desenvolvido no modelo de entrevistas, bate-papos, debates, gravações individuais e outros.

Para que serve? Esse tipo de material tem um grande potencial de comunicação. Por esse motivo, pode ser utilizado para informar, educar e entreter. Além disso, permite trabalhar conteúdos para nichos específicos (pegue esse insight, ainda vamos falar sobre isso).

Onde encontrar? Os podcasts podem ser ouvidos nos smartphones, através de apps chamados agregador de podcasts (Spotify, Pocket Casts, WeCast, etc) ou podem ser baixados e ouvidos posteriormente offline.

Devo incluir formatos de áudios na minha estratégia de marketing?

Nem só de texto vive uma estratégia de marketing de conteúdo! Os formatos não textuais, como podcast, narrações de posts e audiobooks, estão ganhando cada vez mais espaço.

Segundo a Podcasts Stats Soundbite, a “podosfera” brasileira é a segunda maior no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Desse modo, muitas marcas estão se apropriam do formato para construir autoridade e produzir conteúdo relevante para seu público.

3 cases para se inspirar

Natura – o quarto maior grupo de beleza do mundo criou uma plataforma própria de conteúdos voltados para cultura. A primeira edição do projeto de podcast, “Nos Encontramos na Música”, teve Gilberto Gil, Emicida, Linn da Quebrada e outros convidados.

Já em parceria com o podcast “Mamilos”, da B9, a gigante da beleza produziu uma minissérie com cinco episódios sobre violência doméstica. Um grande exemplo de conteúdo ninchado e, ao mesmo tempo, relevante para o público da marca.

Azul Linhas Aéreas – estreante no Spotify, a companhia aérea lançou no seu canal a série “MeditAzul” com conteúdos para celebrar o carnaval em em casa. No lugar das músicas carnavalescas, a marca investiu em meditações guiadas e sons binaurais.

Tetra Pak – a multinacional de embalagens também investiu nos podcasts, mas focados nas necessidades da indústria e fabricantes. O “Caixa de Ideias”, em quatro episódios, mostra as mudanças no mercado consumidor e os impactos na produção de alimentos e bebidas.

Ao explicar como podcasts se conectam às demais estratégias da empresa, a diretora de comunicação, Patrícia Bastos, diz: “O podcast é uma ferramenta que não somente se une às demais, mas que mantém a narrativa que já temos estabelecida em outros canais”.

Agora respondendo à pergunta título: Devo incluir formatos de áudios na minha estratégia de marketing? A resposta é SIM!

Qualquer empresa pode apostar nos podcasts. Tudo depende da persona: ela consome conteúdos de áudio? Caso sim, não pense duas vezes, monte um planejamento e parta para execução.

Como incluir podcasts na sua estratégia

Se você chegou até aqui, certamente se interessou em incluir os podcast na sua estratégia de marketing e agora deseja saber como produzi-los. Já antecipando, não há mistérios, apenas muito planejamento.

A etapa de planejamento, em especial, é determinante para o sucesso ou fracasso dos projetos de marketing. Por isso, é importante ter em mente os objetivos da empresa e as necessidades do seu público.

Antes de fazer o roteiro, primeiramente, alguns questionamentos precisam ser respondidos:

  • Meu público ouve podcasts?
  • O que é relevante para meu público?
  • Qual formato utilizar (entrevista, debate, educativo, etc.)?
  • Qual a frequência dos episódios?
  • Como será a landing page ou hotsite?
  • Quando e qual CTA será utilizado?

Depois do planejamento definido, chegou, finalmente, a hora de criar o roteiro. Para desenvolver um script bem estruturado alguns elementos são essenciais, por exemplo, vinheta, introdução, tópicos de discussão e fechamento.

Ambiente confortável, silencioso e com boa acústica são indispensáveis para gravação. Além disso, é preciso ter equipamentos de qualidade, desde os microfones até os softwares de edição, para garantir um material final de qualidade.

A penúltima etapa consiste na publicação do podcast. Atualmente, as plataformas de hospedagem mais conhecidas são Spotify e SoundCloud; escolha aquela que seja de mais fácil acesso para seu público.

Atenção! De nada adianta um trabalho bem feito, se ele não chegar a quem interessa. Divulgue seu podcast e caso utilize um landing page para coleta de leads, você ainda pode alimentá-los com outros materiais para estreitar esse relacionamento recém-criado .

Conseguiu visualizar oportunidades com podcasts para sua empresa?

Para saber mais sobre essa estratégia e como colocá-la em prática, mande um WhatsApp para (11) 94340.7113 ou email juliana@bizdevondemand.com.br e vamos indicar a agência com mais experiência para essa estratégia.

Fique por dentro de todas as nossas novidades!