Levando em conta o perfil do consumidor digital – informado, curioso e omnichannel – fica claro que investir em marketing digital não é uma opção, e sim uma necessidade. Porém, muitos gestores que já reconhecem a importância das estratégias digitais, ainda se questionam se vale mais a pena uma agência full service ou um time interno.
Essa é uma dúvida pertinente. Afinal, a quem você confidencia a imagem e a voz da sua marca, interfere diretamente na imagem formada perante o público e nos resultados obtidos; dois fatores determinantes para o crescimento (ou não) do negócio.
Mas já antecipando a resposta para o título… Optar por uma ou outra não é necessariamente a melhor opção para sua empresa. Isso porque, o trabalho em conjunto, quando feito de forma correta, pode potencializar resultados positivos.
Por isso, no artigo de hoje, nos propomos a mostrar as vantagens e as desvantagens em manter equipes internas e terceirizadas. Também desmistificamos algumas dúvidas sobre o trabalho em conjunto e como fazê-lo dar certo.
O time ideal de marketing
A chegada da internet tornou ainda mais complexa a gestão de marketing nas empresas. Mas de modo geral, essa área exerce as seguintes atividades:
- Atrair e fidelizar clientes;
- Acompanhar tendências do setor;
- Realizar pesquisas de mercado;
- Posicionar a empresa no mercado;
- Realizar o planejamento de marketing;
- Gerenciar os canais de comunicação;
- Monitorar as ações da concorrência;
- Elaborar campanhas de comunicação e publicidade.
Todas as empresas que visam atrair e reter mais clientes precisam de um time preparado e focado nessa tarefa. Contudo, a estrutura da equipe, isto é, a quantidade de profissionais e suas especialidades, varia de acordo com os desafios e o tamanho da empresa.
Empresas pequenas, que têm como desafio crescer em um canal de aquisição online, como blog ou Instagram, podem ter um time mais enxuto, com até 5 profissionais. Entre eles, coordenador de marketing, analista de marketing e especialista em mídia paga.
Com o crescimento da empresa, os desafios tendem a ser maiores. Nesse momento, a equipe deve voltar seus esforços para crescer em outros canais; designers, analistas de SEO e analistas de desenvolvimento web também são bem-vindos à equipe.
Além disso, ter um gestor para cada frente de atuação em times maiores ajuda a garantir a organização e orquestrar melhor as entregas. E isso pode ser feito sim por uma agência, se ela tiver a possibilidade oferecer um time alocado ou exclusivo para o cliente, por exemplo.
Vantagens e desvantagens em manter um time interno
A principal vantagem de manter um time interno é que os profissionais irão direcionar seus esforços apenas para a empresa. Desse modo, todos estão imersos em uma mesma realidade e com objetivos alinhados.
Destacamos outras vantagens:
✔ As entregas geralmente também são mais rápidas, já que o foco é somente na empresa;
✔ Os gestores têm maior controle de atividades, pois podem ver de perto que é produzido;
✔ Há ainda a possibilidade de integração e o apoio mútuo entre as equipes.
✔ Não ha curva de aprendizagem sobre o produto/serviço da empresa, pois o time interno já conhece o que a empresa oferece
Por outro lado, o custo de manter uma equipe de marketing tende a ser elevado. Isso, na verdade, depende de fatores como tamanho da empresa, desafios a serem alcançados e quantidade de profissionais.
Esse modelo de equipe ainda tem outras desvantagens:
X Investimento em estrutura e ferramentas para a execução do trabalho;
X Dificuldade em encontrar profissionais qualificados – sim, este problema ainda existe!;
X Tempo para desenvolver a equipe interna até que se tenha resultados reais;
X Fuga do Core Business. A empresa pode fazer altos investimos na área que não é, necessariamente, o foco do negócio;
X Obsolescência da equipe pelo fato dos profissionais estarem focados somente na empresa;
X A inovação muitas vezes é também prejudicada quando o profissional não compartilhar as experiências e aprendizados trazidos por outras empresas/segmentos.
A amplitude das agências full service
Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens em manter um time interno, vamos falar sobre as agências full service. Mas antes disso, fizemos uma breve distinção sobre os principais tipos de agências. Veja abaixo:
Agências de publicidade – aqui está o modelo mais antigo e tradicional de agências. Basicamente, a prestação do serviço consiste no planejamento, criação, compra de mídias e execução de campanhas publicitárias em canais online e offline.
Agência especializada – nesse modelo de agência, as atividades são focadas em uma parte específica do marketing: SEO, design, eventos, relações públicas, trade, etc. Geralmente, os profissionais são especializados e experts no que se dedicam a fazer.
Agência full service – esse tipo de agência se propõe a entregar um serviço de marketing completo. Por isso, contam com profissionais de diferentes especialidades e equipes multidisciplinares, capazes de desenvolver campanhas e ações em todas as plataformas.
Esse tipo de agência também é chamada de 360º, já que costuma realizar serviços em diversos tipos de mídia, tanto online quanto offline:
- Desenvolvimento sites, apps e lojas virtuais;
- Gestão de anúncios online e offline;
- Construção e otimização de sites para SEO;
- Produção de conteúdos em texto, vídeo e áudio;
- Gestão de redes sociais;
- Inbound marketing;
- Assessoria de imprensa;
- Marketing de influência;
- Projetos especiais.
Vantagens e desvantagens de contratar uma agência full service
Um cliente que opta por esse tipo de empresa tem dois grandes benefícios: economia de dinheiro e tempo. Explicamos:
Ao centralizar as demandas de marketing em um único local, gera-se economia e maior controle do orçamento. Ao mesmo tempo, evita-se que os profissionais internos percam tempo em reuniões para alinhar diferentes assuntos com as várias agências.
Outras vantagens também merecem ser mencionadas:
✔ Melhor custo-benefício, pois não é necessário contratar vários profissionais ou gerenciar contratos de diferentes agências;
✔ Entrega de uma estratégia inteligente de crescimento, sempre baseada nos resultados esperados da empresa;
✔ Alinhamento e coerência comunicação, garantindo que a marca esteja presente em diferentes canais.
✔ Times completos com profissionais especializados, em harmonia e atualizados sobre as tendências;
✔ Maior acesso a recursos tecnológicos e outras ferramentas utilizadas no marketing;
Ao mesmo tempo, existem desvantagens:
X Centralização de toda estratégia em uma única agência;
X Maior dependência na expertise da agência que geralmente são em algumas frentes e não em todas as necessárias;
X Menor controle das atividades executadas pela empresa contratante;
Agência full service e interno: uma parceria que tem tudo para dar certo
Como diz o ditado: “duas cabeças pensam melhor que uma”. Manter um time interno, mesmo que pequeno, e contratar uma agência full service é uma opção bastante inteligente para potencializar os resultados do negócio.
Existem algumas situações em que essa parceria é ideal. Por exemplo, sua equipe interna está muito atarefada com as atividades do cotidiano e não possui tempo para se dedicar a um projeto importante. Então, nada melhor que uma mão amiga, concorda?
Ou, ainda, sua equipe não possui tempo ou expertise necessária para tocar um projeto omnichannel. Nesse caso, contar com um agência full service garante a execução de ações online e offline, sem a necessidade de contratar várias agências especializadas.
E aí, ficou interessado em ter uma agência full service para otimizar suas estratégias de comunicação e marketing? Fale conosco! Podemos te ajudar a encontrar o parceiro ideal para seu negócio.